domingo, 25 de maio de 2014



Extensão e Duração    -    18.6 Km - 4:30 Horas
Grau de Dificuldade    -    Moderado
Localização    -    
Serra do Merouço
Ponto de Partida / Chegada    -     Barragem da Queimadela, Fafe / Barragem das Andorinhas, Póvoa de Lanhoso
Altitude mínima    -    191 m.
Altitude máxima    -    875 m.
 
 
 
       Deliciosa caminhada e muito bom percurso este!
      A ideia original partiu do camarada David. Passava por efectuar uma caminhada linear ligando a barragem da Queimadela em Fafe á barragem das Andorinhas na Póvoa de Lanhoso, cruzando obrigatoriamente a Serra do Merouço que serve de fronteira natural entre estes dois concelhos.
      Meti as mãos á massa e depois de uma atenta olhadela nas cartas militares lá se consegui idealizar um trajecto. O trilho 'inventado' aproveita algumas partes de PR's existentes, tanto no lado de lá como no lado de cá, tendo-se depois acrescentado vários troços de ligação entre eles.
      O resultado final foi excelente. O trilho percorre belos e ancestrais caminhos de montanha, rurais e de pé posto que fazem a ligação entre várias aldeias. Caminhos que nos fazem perder no tempo e imaginar o quanto mágica seria a vida por estas 'bandas' antigamente, quando todos eles tinham um uso intensivo e se encontravam limpos e desimpedidos. Quem tem por hábito caminhar pelas terras altas de Fafe sabe do que estou a falar.
      O percurso com cerca de 18,6 kms. (13 por terras fafenses e 5,6 por terras de Lanhoso) foi feito no sentido sul/norte (Queimadela > Andorinhas) atravessando as seguintes aldeias: Pontido, Assento, Queimadela, Luílhas e Várzeas, esta última já em terras da Maria da Fonte.
      A passagem pela Laje Branca e pelo Merouço, dois miradouros de excelência, não deixa ninguém indiferente. Situados a quase 900 m. de altitude, permitem-nos umas amplas e brutais panorâmicas, quer seja para norte, sul, este ou oeste. Cabreira, Gerês, Alvão, o Monte Farinha com a Sra. da Graça lá no alto e, imaginem, a Serra d'Arga bem lá ao longe, entre outros!
      De referir também que a serra do Merouço é um terreno de eleição para a observação de várias espécies de animais, com destaque para os garranos. Em liberdade, encontram-se por lá em grande quantidade e desta vez não foi excepção. Maravilha!
      Nada mau para uma caminhada iniciada ás 3h. da tarde de um Domingo, mesmo á 'preguiceiro', e terminada ao fim do dia com um belo pôr-do-sol junto das águas calmas da barragem das Andorinhas!
      Sabia de antemão o que poderia encontrar, não contava era com tanto! E aqui tão perto, á portinha de casa!
      A repetir brevemente!
 
 
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
       O video desta caminhada. Uma excelente produção do amigo David Gonçalves!
 
 

2 comentários:

  1. Parabens caminheiros por mais um belo trilho.
    Abraço
    "pisatrilhos"Serafim

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Serafim,

      Obrigado mais uma vez pela 'visita' e pela simpatia.
      As terras altas de Fafe, ou montes de Fafe, são de enorme beleza.
      A mistura do meio muito rural com algumas serras que variam entre os 600 e os 900 m. de altitude, proporcionam paisagens únicas.
      Depois temos a Serra do Merouço. Só pelas vistas que se têm do vale do Alto Ave, vale o esforço da subida!

      Boas caminhadas e abraço.

      Eliminar