domingo, 18 de novembro de 2012

Trilho do Glaciar e do Alto Vez – Serra da Peneda


Extensão e Duração    -    13 Km - 5 Horas
Grau de Dificuldade    -     Moderado
Localização    -    
Sistelo - Arcos de Valdevez
Ponto de Partida / Chegada    -     Porto Cova
Participantes    -     Alberto - Fábio - Elisabete - Victor

 

     Ainda na ressaca dos acontecimentos do último trilho, resolvi aceitar o convite do pessoal do Mountain4ever para os acompanhar nesta actividade. Sabia que quanto rapidamente regressa-se á montanha, mais fácil seria de ultrapassar a situação. A mãe Natureza cura tudo!
     Foi uma experiência nova e pela primeira vez não tive qualquer elemento da minha "tribo" a caminhar do meu lado. Á medida que nos aproximávamos de Porto Cova, local de início do trilho, já as vistas em nosso redor eram esplêndidas. O sol aparecia por trás das montanhas, o céu apresentava-se limpo num azul celestial e o dia prometia ser do melhor para se desfrutar ao máximo da montanha.
     E assim foi! Partindo então de Porto Cova iniciamos a subida que nos iria levar por várias Brandas, utilizadas desde tempos ancestrais por aquelas gentes. É impressionante a quantidade de Brandas existentes por aqueles lados!
     Depois de atravessar a Branda do Furado chegamos á Fonte dos Lameirões, belíssimo miradouro sobre o vale do alto Vez e respectivo glaciar. Impressiona imaginar que por ali já "desceu" um enorme rio de gelo que moldou toda aquela paisagem ao longo da sua lenta passagem.
     Arrepiando caminho atingimos o Outeiro Gordo, ponto mais elevado do percurso, e a partir deste ponto é sempre a descer até Porto Cova, serpenteando a montanha em busca e através de outras Brandas, algumas delas completamente esquecidas no tempo mas com muitas e velhas historias para contar. Destaca-se pela sua dimensão a Branda de Crastibô, aquilo a que podemos chamar: uma verdadeira "aldeia fantasma"!
     Estávamos já perto do fim do percurso mas havia ainda tempo para apreciar o enorme complexo agrícola e de regadio, os socalcos, os espigueiros, enfim, muita beleza junta e tudo levantado por braços habituados e moldados na dureza da terra!
     Foi sem dúvida uma excelente actividade, que aconselho. A época do ano também ajudou pois fomos brindados, ao longo de todo o percurso, por uma enorme paleta de cores outonais que proporcionam sempre paisagens de rara beleza.
     Um agradecimento aos companheiros de jornada, pessoal amigo da montanha e que gostam de a partilhar!
     A grande odisseia continua, por aí…

       
   
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     

4 comentários:

  1. Olá amigo

    O texto está fenomenal, as fotos estão belas. Foi sem sombra de duvida uma magnifica actividade, e um prazer partilharmos a montanha. Grupo fantástico.

    Um grande abraço
    Mountain4ever

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pelas fotos, estão muito boas...que pena não ter partilhado este trilho com vocês...teremos por certo mais oportunidades.
    Saudações montanhistas
    Miguel Lima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Camarada Miguel;

      Cuida bem da tua 'menina', e cá te esperamos!
      O mais rapidamente possivel.

      Grande abraço.

      Eliminar