domingo, 16 de março de 2014



Extensão e Duração    -    19.7 Km - 5:00 Horas
Grau de Dificuldade    -    Moderado
Localização    -    
Alto Douro Vinhateiro
Ponto de Partida / Chegada    -     Vilarouco, S. João da Pesqueira
Altitude mínima    -    443 m.
Altitude máxima    -    747 m.
 
 
 
       A viagem foi um pouco longa mas ainda não eram 9 horas da manhã e já estávamos em Vilarouco prontos para mais uma caminhada. O dia apresentava-se esplêndido e com condições ideais para o desafio do dia: uma caminhada por entre amendoeiras em flor em pleno Alto Douro Vinhateiro.
       Normalmente pegasse no carro e vai-se á procura das amendoeiras que se podem encontrar á beira da estrada, mas nós queríamos mais! Queríamos atravessar todos aqueles montes e vales a pé, em busca do contacto directo com a Natureza e com as gentes daquelas paragens, sentindo o cheiro, as cores, os sons, de todo aquele fenómeno que ano após ano acontece, por esta altura, como se de um ritual mágico se tratasse e anunciando a chegada da Primavera.
       As amendoeiras em flor são um cartaz turístico de excelência para toda esta região do Alto Douro. Ver todas aquelas encostas, vales e socalcos pintados em tons de branco e rosa é sem sombra de dúvida um dos mais belos fenómenos naturais da região e mesmo do país.
       Mas voltando á caminhada, aquilo que realmente para aqui interessa, foi do melhor! Foram inúmeros os motivos de interesse. Desde as três aldeias que cruzamos (Vilarouco, Valongo dos Azeites, Pereiros), os olivais, os socalcos, a vinhas, o fabuloso vale do Rio Torto que fazendo jus ao seu nome serpenteia pelo seu leito em curvas e contracurvas sem fim até desaguar no Douro, a capela de Santa Luzia situada num maravilhoso miradouro natural virado para o vale do Torto e de onde, enquanto almoçávamos, podíamos observar grande parte dos caminhos por nós já palmilhados.
       As vistas para o vale do Douro e para as terras transmontanas, na sua margem direita, também eram qualquer coisa e claro o prato forte do dia: as amendoeiras! Em grande quantidade estavam no seu auge e digo-vos que aquilo foi uma violência para as "vistinhas". Violência no bom sentido, pois claro! É de facto lindo!
       Relativamente ás aldeias, as três muito interessantes, destaque para Valongo dos Azeites. Antiga vila e sede de concelho Valongo prima pela beleza, limpeza e uma interessante harmonia entre o passado e o presente. Lá chegados fomos em busca da antiga fonte romana que encontramos com a ajuda de um simpático residente que ainda nos maravilhou com algumas histórias sobre a aldeia. Não dá para perceber é o facto desta fonte, testemunho da presença romana na região, ficar fora do traçado do PR. Mais uma vez deixo aqui uma sugestão: por vezes vale bem mais ir pelo caminho errado!
       E foi percorrendo todo este cenário um tanto ou quanto idílico que ao fim de quase 20 kms nos acercamos de Vilarouco. Dali rumamos ainda ao miradouro de S. Salvador do Mundo, um dos miradouros de eleição do rio Douro. Vi muitos rostos felizes no fim da jornada e isso… vale tudo!
       Servem também este tipo de caminhadas para nos lembrar que nem só as saídas para a alta e íngreme montanha é que valem a pena. Por vezes uma simples volta no nosso quintal pode revelar-se a mais bela caminhada jamais efectuada. O importante é partir sempre com a alma e coração aberto, para que os nossos sentidos possam em liberdade absorver tudo o que nos rodeia… Caminhando!
 
 
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     

2 comentários:

  1. Descrição e foto reportagem simplesmente magnifica. As fotografias estão muito bem concebidas.

    Parabéns a todo o grupo.

    Um grande abraço
    Mountain4ever

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amigo Fábio,

      Obrigado pelas palavras e pela visita! ;)
      Esta caminhada é uma daquelas feitas á tua medida. Ias adorar!
      A 'ferramenta' também ajuda... e muito!

      Grande abraço para vocês amigos!

      Eliminar