segunda-feira, 6 de outubro de 2014



Extensão    -    16 Km
Grau de Dificuldade    -    Moderado
Localização    -    
Serra de Monchique
Ponto de Partida / Chegada    -     Largo S. Sebastião, Monchique
Altitude mínima    -    453 m.
Altitude máxima    -    902 m.
 
 
 
     Aproveitando uns dias de merecidas férias no sul do país, seria um verdadeiro sacrilégio não tirar proveito da ocasião para uma escapadinha até á Serra de Monchique.
     Depois de uma pesquisa pelos PR's por lá existentes rapidamente concluí que nenhum me agradava, ou melhor, nenhum se ajustava ao que pretendia fazer. Posto isto a solução foi mesmo pegar nas cartas e "cozinhar" um percurso que permitisse a passagem inevitável pela Fóia e que a respectiva subida e consequente descida fossem efectuadas pelas vertentes opostas da serra, neste caso, as vertentes norte e sul.
     O resultado final agradou bastante. Partindo da vila de Monchique subimos pela vertente sul até ao Alto da Fóia, regressando depois á vila pela vertente norte. As panorâmicas desde a encosta virada a sul e principalmente desde o Alto da Fóia (902 m.) são qualquer coisa!
     A Fóia é o ponto mais elevado da Serra de Monchique e consequentemente de todo o Algarve. É igualmente um dos cumes mais proeminentes de todo o território português, destacando-se claramente na paisagem a longa distância. No trilho por nós efectuado foram 5 kms sempre a trepar desde o início até ao ponto mais elevado. A enorme exposição solar dificultou bastante mas chegados lá cima temos a merecida recompensa. O Algarve é bonito é visto de lá de cima!
     A descida, pela encosta virada a norte, não tem desníveis tão acentuados e destacam-se as paisagens sobre a serra algarvia e Alentejo. Paisagens de perder de vista!
     Chegados a Monchique aproveitamos para uma visita mais atenta pelas principais ruas do centro histórico da vila. Monchique é uma vila lindíssima e merecedora de uma atenta e demorada visita de quem por lá passa.
     Á passagem pelo Largo dos Chorões cruzamo-nos com o Douglas, ou "Dougie" como gosta de ser tratado, um músico de rua americano com o qual passamos uns breves minutos á conversa enquanto dedilhava a sua guitarra. Se existem maneiras sublimes de se terminar uma caminhada esta é uma delas. Para a memória ficará o momento em que, depois de me despedir de Dougie, ouço uns acordes mais do que conhecidos acompanhados por uma voz que trauteava: "Pleased to meet you, hope you guess my name…". Muito bom mesmo!
     Bela jornada esta. Percurso efectuado: Monchique > Montes da Fóia > Alto da Fóia (902 m.) > Cimalhadas > Moinho do Poucochinho > Peso > Monchique (Miradouro de S. Sebastião)
     Serviu também esta caminhada para lembrar, ou relembrar, que o Algarve não é só praias, sol e "camones". No Algarve também existem belas serras! Ou se preferirem o Algarve não é só coisas más, também por lá existem coisas boas!
 
 
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     

2 comentários:

  1. Alberto mais uma vez estás de parabens pela reportagem e pela caminhada dando a conhecer a serra Algarvia.
    É um objectivo que tenho fazer alguns trilhos no Algarve para já só conheço as praias.
    Abraço caminheiro
    Serafim (pisatrilhos)

    ResponderEliminar
  2. Olá amigo Serafim, obrigado pela simpatia!

    O Algarve das praias acho que todos conhecem, o interior algarvio penso que nem tanto!
    Existem por aquelas serras muitos 'tesouros' escondidos e agora temos uma GR, a Via Algarviana, que cruza na totalidade a serra algarvia desde Sagres até Castro Marim!
    É no mínimo tentador!

    Saudações montanheiras!

    ResponderEliminar