domingo, 24 de março de 2013




Extensão e Duração    -    18,5 Km - 5:30 Horas
Grau de Dificuldade    -    Moderado
Localização    -    
Serra do Larouco
Ponto de Partida / Chegada    -     Padornelos, Montalegre
Altitude mínima    -    995 m.
Altitude máxima    -    1527 m.


     Uma semana depois daquela brutal actividade no Nariz do Mundo rumamos a Montalegre para, pela primeira vez, pôr nas botas na serra do Larouco. O objectivo era a subida ao Deus Larouco a partir de Padornelos e fazer uma espécie de travessia do maciço da serra, descendo depois ao encontro de Gralhas e a partir daí fazer a ligação até Padornelos.
     As condições climatéricas não eram as melhores e ao longo do dia tivemos de tudo: pequenos chuviscos, nevoeiro cerrado, muito vento frio e forte, neve (caiu por duas vezes) e Sol, que quando abria sabia mesmo bem e formava espectaculares arco-íris, dos mais belos que alguma vez pude observar.
     A subida é dura principalmente até atingirmos a zona da Fonte da Pipa, local onde nasce o rio Cávado. Aí fomos brindados com visão de dois corços que fugiram por entre o nevoeiro. Aliás, acima dos 1.450 metros o nevoeiro reinava.
     Atingido o Deus Larouco, a terceira maior elevação de Portugal continental com 1.527 metros, seguimos na direcção NE atravessando toda a serra para depois efectuar a descida até Gralhas através de um caminho que lentamente e ao longo de vários kms vai descendo a encosta até ás imediações da aldeia. Por esta altura o Sol brilhou por bastante tempo o que nos permitiu obter belas panorâmicas, principalmente de todas aquelas aldeias situadas no sopé do maciço do Larouco, tais como: Meixedo, Gralhas, Solveira, Santo André e Vilar de Perdizes. É simplesmente espectacular observar todos aqueles aglomerados populacionais desde o alto da serra!
     A partir daqui seguimos por vários e belíssimos caminhos rurais que nos levaram a passar a sul do Gavião, depois junto do Pedregalho até chegar-nos a Padornelos, o nosso ponto de partida.
     Foi uma jornada feita em bom ritmo em que o principal obstáculo, para além daquela brutal subida inicial, foi mesmo o tempo adverso e as baixas temperaturas que se fizeram sentir. Mas claro, estamos em Montalegre e aqui o Inverno impõe respeito.
     Fica a promessa de voltar!

4 comentários:

  1. Mais uma magnifica actividade, repleta de magnificas paisagens

    Parabens pelas fotos e texto, tudo 5*****

    Abraço
    Mountain4ever

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amigos;

      Foi de facto uma bela actividade!
      'Durinha' mas recompensadora. Daquelas que nos fazem gostar cada vez mais do contacto com a Natureza!

      Um grande abraço;

      Berto

      Eliminar
  2. Olá amigos,
    - Mas que bela jornada! Aguçaram ainda mais o apetite para a minha "Subida ao Deus Larouco". É que já falta pouco :) Apesar do carácter tipicamente agreste e da aridez da paisagem, a julgar pelas fotografias a Serra do Larouco é daqueles lugares que tem qualquer coisa de especial... bem, nada melhor que colocar lá as botas para ver e sentir.
    Um Abraço Montanheiro,
    Pedro Durães

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amigo,

      O facto do maciço do Larouco sobressair na paisagem faz com os panoramas desde a cumeada sejam espectaculares. Imagens que ficam gravadas na nossa memória.
      O carácter agreste, como bem referes, está sempre presente. É uma serra 'despida' de arvoredo, que só aparece próximo dos aglomerados habitacionais. Mas devo-te dizer que essa aridez só lhe confere ainda mais encanto, e será isso que brevemente poderás comprovar!
      Cuidado com as queimaduras :), lá a exposição ao Sol é brutal!

      Saudações montanheiras,

      Berto

      Eliminar