domingo, 14 de abril de 2013




Extensão e Duração    -    16,8 Km - 6:00 Horas
Grau de Dificuldade    -    Moderado / Dificil
Localização    -    
Serra do Gerês
Ponto de Partida / Chegada    -     Ponte do Arado, Gerês
Altitude mínima    -    705 m.
Altitude máxima    -    1430 m.


     Nova investida na Serra do Gerês, desta vez para efectuar um dos clássicos desta serra: o Trilho das Rocas, como é vulgarmente conhecido.
     Ao contrário da última caminhada, no Larouco, as condições climatéricas eram excelentes, com tempo e temperaturas amenas, bem ao jeito primaveril.
     Partimos bem cedo da ponte sobre o Rio Arado, junto da cascata com o mesmo nome, e enveredamos pela montanha, sempre a subir, até atingir o colo que dá acesso ao enorme Vale da Teixeira. É uma imagem espectacular a que se tem sobre aquele magnifico vale rasgado pelo Rio da Teixeira e, mais a montante, o Rio do Camalhão. Descendo para o vale rapidamente chegamos ao Prado da Teixeira e continuando rumo a norte atingimos o Camalhão.
     A partir daqui foi sempre a ‘trepar’ até á Chã da Fonte e daí até ao primeiro objectivo do dia: o Arco do Borrageiro. Interessante esta formação rochosa natural. Do Arco á antena do Borrageiro foi um saltinho e atingiu-se a cota máxima do dia: 1430 m.
     Do Borrageiro seguimos em direcção á Roca Negra e não resistimos a trepá-la! Optamos por subir ao topo Sul. A subida não é muito difícil mas exige todos os cuidados e habilidade, e vale a pena pelas espectaculares vistas desde o seu topo.
     Após regressar á base descemos ao encontro da Rocalva e do prado com o mesmo nome, onde efectuamos pausa para almoço e tivemos excelente companhia de pessoal que já lá estava. Aquele cafezinho partilhado soube mesmo bem! Terminado o almoço ainda tentamos subir á Meda da Rocalva, mas a muita humidade que ainda brotava da rocha e a falta de material adequado não nos permitiu atingir o topo. Fica para uma próxima!
     Seguimos então o nosso caminho através do espectacular trilho que sai do Prado da Rocalva, passa junto do Curral do Cando no sopé da Roca Negra e dai segue em direcção á Arrocela. Este de trilho é sempre espectacular de se fazer. As paisagens são soberbas!
     Depois de uma breve paragem no Curral da Arrocela foi só seguir até ao da Coriscada e dai descer ao encontro do Arado onde, e apesar de estar-mos em princípios de Abril, já foi possível observar alguns "montanheiros de Verão", uns de chinelo outros de salto alto, a tentarem ‘arrancar’ montanha acima. De medo! Outras formas de viver a montanha!
     Terminou assim mais um agradável dia passado na serra, com um bom grupo, muita animação e algumas habilidades e adrenalina á mistura!
     Percurso efectuado: Arado > Prado da Teixeira > Prado do Camalhão > Chã da Fonte > Arco do Borrageiro > Antena do Borrageiro > Roca Negra > Rocalva > Curral do Cando > Curral da Arrocela > Curral da Coriscada > Curral da Giesteira > Arado.

3 comentários:

  1. Olá pessoal,
    - Mais uma bela caminhada naquele que talvez seja um dos mais belos trilhos da Serra do Gerês. E mais uma vez lá foram vocês (como quase toda a gente) ao encontro do "arco do Borrageiro". Com mil diabos! já lá fui pelo menos 4 vezes ao Borrageiro (incluindo à antena) e ainda não descobri o raio da localização do arco... Uma das minhas partes preferidas do trilho também é a que parte desde o curral da Rocalva-Cando-Arrocela... é muito fixe, e menos "trilhada" em relação ao restante percurso.
    Continuação de muitas e boas caminhadas!
    Um Abraço Montanheiro,
    Pedro Durães

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Pedro,

      Não é assim tão difícil encontrar o tal 'Arco', mas basta nos distrair-mos um pouco para que o ´malandro' passe despercebido!
      Quando se sobe da Chã da Fonte para a Lomba do Pau é possível avistar o Arco e há um trilho mariolado que sai á nossa direita e nos leva até ele!
      Trata-se de uma curiosa formação rochosa formada através da erosão.
      A tal parte do trilho é sem duvida das mais interessantes deste percurso e, na minha opinião, do próprio Gerês! Mas o que eu gostei mesmo foi da panorâmica desde o alto da Roca Negra. Brutal!

      Abraço

      Eliminar
    2. Olá Alberto,
      - Obrigado pela informação, já estou mais que esclarecido. Da próxima vez que dirigir-me para os lados do Borrageiro o raio do "arco" não me escapará, ai não escapa mesmo!
      Um Abraço Montanheiro,
      Pedro Durães

      Eliminar