sábado, 11 de maio de 2013



Extensão e Duração    -    21 Km - 7:00 Horas
Grau de Dificuldade    -    Moderado / Dificil
Localização    -    
Serra da Arada
Ponto de Partida / Chegada    -     Covelo de Paivô - Arouca
Altitude mínima    -    357 m.
Altitude máxima    -    975 m.



     Neste primeiro dia de um espectacular fim-de-semana passado pelas serras da Gralheira e Arada o objectivo era, partindo de Covelo de Paivô, a visita a Drave e a subida ao Alto de Drave com passagem pelo Portal do Inferno.
     Seguimos o “PR13 – Na Senda do Paivô” até Regoufe e daí tomamos o “PR14 - A Aldeia Mágica” que nos levaria até Drave, mas optamos por alterar os planos devido ao calor que se fez sentir. Logo acima de Regoufe no local onde se começa a descer para Drave, onde iríamos almoçar, decidimos continuar a subir em direcção ao Alto Celado e Alto de Drave, tudo isto para evitar fazer a subida a partir de Drave no fim do almoço. Assim pouparam-se várias congestões, pois fazer uma subida daquelas a seguir ao almoço com aquele calor seria bem desagradável.
     Atingido o Alto de Drave, naquilo que eu chamaria de “verdadeira subida ao Céu” com montanhas a explodir de amarelo e magenta por todos os lados, foi um pulinho até ao Portal do Inferno e depois veio a maluqueira do dia: A brutal e abrupta descida (ou chamem-lhe aquilo que quiserem) do Portal do Inferno até á Ribeira de Palhais! 250 m. de desnível para menos de 300m. de distância percorridos! De doidos, garanto-vos!
     Chegados junto da ribeira, com as suas espectaculares lagoas naturais, seguimos através de um lindíssimo trilho o seu curso até Drave onde efectuamos uma muito merecida e prolongada pausa para um saboroso almoço partilhado.
     Repostas as energias fez-se a obrigatória visita á aldeia, que mesmo abandonada permanece com uma magia indescritível através de simples palavras. Depois foi voltar a percorrer o PR14 e o PR13, agora integralmente, que nos levariam de volta a Covelo de Paivô. Total da brincadeira: 21 kms nada “meigos”.
     Um agradecimento especial ao pessoal montanheiro amigo que nos fez companhia. Valeu mesmo e é para repetir!
     A foto reportagem conta o resto da história!
     No dia seguinte havia mais!

     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     

5 comentários:

  1. Olá amigos,

    - Mas que grande "aventura" esta! Sim senhor, como se não bastasse percorrer os PR's 13 e 14 ainda por cima subiram ao Alto de Drave e ao Portal do Inferno! E aquela descida para Drave deve ter sido qualquer coisa... Ah! Aquelas bejecas no final foram bem merecidas ;)
    - Força nas pernas malta, pois em relação ao espírito, esse, o que não lhe falta é mesmo energia!

    Um Abraço Montanheiro,
    Pedro Durães

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Pedro,

      Foi mesmo espectacular esta 'aventura', e com muitos kms como eu bem gosto! ;)
      Aquela descida para a ribeira não sei se alguma vez a repetirei. De todas as hipóteses que tinha em mente para efectuar a descida do Portal, essa era a que estava, desde logo, excluída. E não é que foi por lá que descemos! Tolinhos!
      A adrenalina foi tanta que nem imaginas a quantidade de vezes que pensei naquelas bejecas geladas durante o dia :P . Fónix, nunca mais chegava ao carro!

      Aquele abraço,
      e o desejo de um dia destes partilhar-mos uma grande maluqueira na montanha!

      Eliminar
  2. Deve ter sido um dia maravilhoso e espetacular....continuem assim amigos caminheiros!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga Manuela,

      Apenas te quero dizer que estás proibida de falhares a próxima!
      Beijinhos!

      Eliminar
  3. Olá Alberto
    É mesmo espetacular sem duvida a adrenalina sobe ao máximo e deixa-nos a pairar nas nuvens vale bem a pena continuar a descobrir estes montes e vales.
    Abraço caminheiros
    Serafim "pisatrilhos"

    ResponderEliminar