quinta-feira, 15 de agosto de 2013



Extensão e Duração    -    13,8 Km - 3:10 Horas
Grau de Dificuldade    -    Fácil/Moderado
Localização    -    
Serra do Gerês
Ponto de Partida / Chegada    -     Miradouro da Ermida
Altitude mínima    -    329 m.
Altitude máxima    -    804 m.
 
 
 
     Aproveitando este feriado fomos até á Ermida para efectuar o recentemente inaugurado TBR-14 Trilho do Sobreiral da Ermida do Gerês.
     O trilho é circular e tem o seu início e fim junto do miradouro da Ermida. Podem encontrar toda a informação aqui.
     Apesar do percurso poder ser feito nos dois sentidos, aconselhamos vivamente que seja efectuado no sentido: Ermida > Arado > Tribela, para evitar o enorme declive da subida desde a estrada que liga Ermida a Fafião até á Tribela, atravessando o Carvalhal Escuro, pois são cerca de 3,6 kms sempre a subir e por vezes com fortes declives.
     Apesar do trilho ser bastante agradável de se efectuar é uma pena que quase a totalidade da sua extensão seja por estradões. Existem na área caminhos de pé posto que podiam muito bem ter sido utilizados, tornando o trilho mais convidativo.
     Outra situação menos positiva deve-se ao facto do trilho passar junto da Cascata do Arado, o que faz com que os caminheiros tenham de “levar” com todo o lixo que abunda naquela zona, em especial nesta altura do ano, lixo esse deixado pelos “banheiros” que afluem em grande numero á referida cascata e que não têm qualquer respeito, nem pelos outros, nem pela mãe Natureza.
     De resto estão de parabéns todas as entidades, sejam elas públicas ou privadas, que estiveram envolvidas neste projecto. É sempre positivo o surgimento de novos PR’s na área do PNPG, permitindo assim que mais gente possa usufruir da beleza singular do único Parque Nacional do nosso país.
 
 
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     

2 comentários:

  1. Viva Alberto!
    Já sabia que havia um novo trilho pela Ermida.
    Depois de ver estas fotos e a tua descrição, é ponto assente que tmb lá terei de ir ver estas paisagens!

    Boas caminhadas!

    Abr.

    X

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá grande amigo,

      É sempre de saudar a criação de novos PR's. Fazem com que as pessoas que não se sentem á vontade fora de trilhos não sinalizados possam igualmente desfrutar um pouco das belas paisagens montanhosas.
      No caso deste, o facto de ser quase 100% em estradão acaba por lhe tirar algum encanto.
      De qualquer maneira vale bem a pena e com o Outono aí á porta...

      Abraço

      Eliminar