quarta-feira, 11 de março de 2015


Extensão    -    15,6 Km
Grau de Dificuldade    -    Dificil
Localização    -    
Serra do Gerês
Ponto de Partida / Chegada    -     Ponte do Arado, Gerês
Altitude mínima    -    719 m.
Altitude máxima    -    1.386 m.
 
 
 
     Estávamos na ressaca natalícia, últimos dias do ano, e resolvi desafiar uns camaradas para uma saltada ao Gerês com dois objectivos: estoirar com as calorias provocadas pelos excessos próprios da época e irmos apreciar as vistas desde as Velas Brancas.
     Dois chegaram-se á frente, tendo um deles dormido de véspera no abrigo do curral da Teixeira. Ao nascer do sol já estávamos, eu e o terceiro elemento, junto da ponte do Arado prontos para iniciar a jornada indo ao encontro do "tal" que pernoitou na Teixeira e que, felizmente, fomos encontrar vivo e de boa saúde. A manhã apresentava-se muito fria mas com um céu completamente limpo, a prometer um dia com condições excepcionais para a prática de montanhismo.
     Rapidamente chegamos á Teixeira e fizemo-nos logo de seguida com toda a coragem á corga do Arieiro que sobe que se farta até á base da Roca Negra. Por esta altura já o espectáculo visual era arrebatador e mais iria ficar depois de se atingir o topo da "Negra". De lá de cima olhamos á nossa volta e até nos falta o ar!
     Retomando o caminho descemos até junto do antigo curral da Roca Negra, flectimos á direita e continuamos a descer passando a norte da meda da Rocalva. Nesse local, e apesar de lá já ter passado algumas vezes sem nunca me ter apercebido, acabei por reparar nos restos (ruínas) do que pareceu ser um antigo abrigo de pastores. Se alguém souber a sua designação agradeço desde já a informação.
     A partir deste ponto segue-se praticamente sem dificuldades até ao próximo destino: "Chez" Velas Brancas! Eh pá, tenho de admitir que almoçar num "restaurante" panorâmico daquele calibre foi, digamos, um fartote. Um hino á gula, em todos os sentidos. O local é mesmo incrível, do melhor que este Gerês tem para nos oferecer.
     Findo o repasto e merecido descanso era tempo de regressar ao caminho. Recuámos até ao início da corga da Salgueiro e apontámos a sul pelo trilho que nos leva ao curral de Soengas e que segue em direcção ao de Iteiro d'Ovos, passando na base do Coucão. Daí ao Estreito foi um instante, flectindo depois á direita pelo espectacular trilho que desce até Entre Águas. Aí chegados optamos por subir directos ao colo na base da Arrocela, que nos dá depois acesso ao abrigo com o mesmo nome. Este trilho é simplesmente fabuloso. Sobe bastante mas á medida que ganhamos altitude e os horizontes se vão abrindo ficamos fascinados com o que nos é dado a ver.
     Nova pausa no curral da Arrocela para recuperar energias e fizemo-nos á parte final da jornada. Optou-se por fazer a cumeada passando pelo curral de Coriscadas e descendo depois pelo antigo trilho até junto do curral da Giesteira, o que se viria a revelar uma excelente escolha pois por esta altura já o dia dava as últimas e fomos brindados por um pôr-do-sol de encher a alma.
     Grande dia de montanha este. Não sei se existem critérios para definir o que é uma grande caminhada. Podemos mesmo dizer que tudo isso e relativo. Mas nós sabemos e sentimos quando isso acontece, e neste dia… aconteceu!
     Num trilho cem por cento mariolado foi este o percurso efectuado: Arado > Teixeira > Corga do Arieiro > Roca Negra (1386m.) > Rocalva > Velas Brancas (1255m.) > Soengas > Iteiro d'Ovos > Estreito > Entre Águas > Arrocela > Coriscada > Giesteira > Arado
     Enorme espírito de camaradagem e, nesse sentido, esta foto reportagem e dedicada aos "anõezinhos gigantes" que me acompanharam!
 
 
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     

4 comentários:

  1. Olá Alberto
    Reportagem fantástica de verdadeiros montanhistas. Parabéns.
    Abraço
    Serafim (pisatrilhos)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Serafim,

      Esta foi uma caminhada "daquelas"...
      Obrigado pela, sempre, simpática visita!

      Abraço

      Eliminar
  2. Viva,
    Parabéns pelo excelente trilho. Andei por esses lados recentemente, mas fiquei com uma curiosidade,a subida que vai de Entre Águas até à Arrocela, faz-se bem? Pareceu-me que o trilho estava muito fechado.

    Saudações montanheiras,

    Suevo
    http://viapedestre.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Suevo;

      O trilho está lá, e devidamente mariolado.
      A "entrada" está bastante dissimilada pela vegetaçao, mas está lá.
      Aliás, este percurso está mariolado em toda a sua extensão.

      Abraço montanheiro;

      Alberto

      Eliminar