segunda-feira, 6 de março de 2017




Visita á região barrosã para uma jornada inesquecível que tinha como principal objectivo alcançar o Alto do Rochão (1.401m), subindo pelo fabuloso vale do Ribeiro de Rio Mau.
O vale do Ribeiro de Rio Mau é uma das pérolas do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG)! Muitas vezes esquecido, outras tantas ignorado, este extenso vale está coberto por um imenso carvalhal. São carvalhos por todo o lado, com uma pujança inacreditável e cobrindo uma vasta área, o que faz dela a maior mancha florestal do PNPG, rivalizando sem medo com uma Mata da Albergaria por exemplo, com a particularidade de ser composta apenas por espécies autóctones.
Um pulmão num PNPG cada vez mais queimado e desertificado e a prova viva daquilo que outrora foi grande parte do nosso território. Está lá para quem o quiser descobrir!
Aliás, não é de todo inocente a sua inclusão dentro dos limites do próprio PNPG, apesar daquele território ser mais barrosão do que outra coisa qualquer.
A demanda levou-nos a cruzar carvalheiras idílicas, linhas de água, lameiros, levadas, caminhos lajeados há muito esquecidos mas com muitas histórias para contar e cumeadas raianas com marcos fronteiriços ancestrais de beleza ímpar.
Depois de alcançado o Rochão, o regresso foi feito pela vertente oposta do maciço com direito a subida ao Alto de Frades (1.175m) e vistas fabulosas para o Vale do Alto Cávado, chegando ainda a tempo de assistir a um belo pôr-do-sol.
Um dia cheio!





























 

2 comentários: