segunda-feira, 2 de março de 2015


Extensão    -    14 Km
Grau de Dificuldade    -    Moderado / Dificil
Localização    -    
Serra Amarela
Ponto de Partida / Chegada    -     Ermida, Ponte da Barca
Altitude mínima    -    506 m.
Altitude máxima    -    1.197 m.
 
 
 
     Nova investida na Serra Amarela, desta vez nas encostas viradas a norte e mais concretamente nos domínios da Ermida. O plano passava por percorrer alguns dos currais e 'cabanas' da zona. Disse 'cabanas' porque é assim que os naturais fazem questão que se lhe chame: "Nós aqui não usamos o nome 'abrigos'… aqui dizemos 'cabanas'!", dizia muito humildemente um senhor com o qual me cruzei no inicio e no fim da caminhada, e que até fez questão de me corrigir os nomes na carta. Muita simpatia do senhor e se ele o diz, quem sou eu para o contrariar.
     Estávamos na transição do Outono para o Inverno e na memória ficará a explosiva tonalidade dos carvalhos. "Cor de fogo, parecia que ardiam", será esta e expressão que melhor define o visualizado. Pena que nas cotas superiores a serra Amarela sofra de uma enorme erosão, provocada pela acção do homem e pelos inúmeros incêndios que constantemente a assolam. De resto as áreas dos currais e respectivas cabanas são de uma beleza arrebatadora, surgindo como autênticos oásis no meio do nada. Os vales profundos por onde correm os ribeiros da Cova e da Frieira são incríveis. Até Ventoselo, local com umas vistas brutais e onde foi atingida a cota máxima da jornada, foi necessário vencer uma distância de 7 kms, sempre a subir, e um desnível de quase 700 metros, iniciando depois o retorno até ao ponto inicial.
     Caminhada feita em solitário, sim eu sei que "quebrei uma das mais elementares regras de segurança", mas a outra hipótese seria ficar sozinho em casa a comer bolachas e desgastar o sofá, a progressão foi sempre rápida, em bom ritmo. Este tipo de caminhada tem como é óbvio as suas virtudes, desde que se minimizem os riscos. É sempre muito mais simples gerir o esforço e a progressão, é a nossa máquina a 'carburar' em pleno, onde a absorção de tudo o que se vivência ao ritmo das nossas passadas adquire um outro tipo de significado. O simples facto de não haver 'ruído' á nossa volta, faz com que a envolvência com tudo o que nos rodeia cresça.
     Gosto de caminhar e ouvir os meu próprios passos!
     Percurso efectuado: Ermida > Chã do Meio > Porta Lundãs > Lundãs > Vidoal > Serra Boa > Ventoselo > Fojo de Ermida > Martinguim > Branda de Bilhares > Ermida.
 
 
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     

2 comentários:

  1. Boas Alberto
    De vez em quando precisamos do nosso momento de reflexão e não haja duvida tiveste o teu sozinho com a serra.
    Abraço caminheiro
    Serafim (pisatrilhos)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva, caminheiro Serafim;

      Estes tipos de caminhada servem mesmo para isso.
      Uma espécie de regresso a um estado primitivo: a Natureza e nós!

      Abraço montanheiro.

      Eliminar