quinta-feira, 18 de setembro de 2014



Extensão    -    24 Km
Grau de Dificuldade    -    Moderado
Localização    -    
Vale do Alto Cávado (parcialmente inserido no PNPG)
Ponto de Partida / Chegada    -     Fiães do Rio, Montalegre
Altitude mínima    -    835 m.
Altitude máxima    -    1085 m.
 
 
 
     O Trilho do Rio é, de longe, o melhor PR de todos os que percorrem território inserido no PNPG!
     A afirmação pode até parecer muito pessoal, alguns dirão exagerada, pode-se até dizer que é discutível, mas este trilho tem argumentos que nenhum outro dentro do PNPG tem. Refiro-me como é óbvio ao universo dos trilhos sinalizados e homologados, os chamados PR's. Ao contrário da grande maioria, sem qualquer tipo de interesse, este justifica em pleno a sua existência.
     O vale superior do rio Cávado, principalmente o troço compreendido entre a vila de Montalegre e a albufeira da Paradela, é completamente arrebatador. É um vale pujante, cheio de vida, e caminhar por lá é puro deleite. Por lá podemos observar uma espécie de simbiose perfeita entre a vivência humana e a natureza, e é esse o grande trunfo deste muito bem delineado trilho.
     Deixo-vos aqui uma breve e simples descrição deste trilho, retirada do seu folheto oficial, numa tentativa de vos explicar o que de bom por lá existe.

      "Este percurso passa por diversos pontos de interesse, entre os quais caminhos antigos dos pastores e de ligação de aldeias, com passagem pelos núcleos rurais de Fiães, Paredes, Covelães, Travassos, Sezelhe, Frades, São Pedro e Vilaça.
     O percurso permite-nos também entrar em contacto com a cultura local e a vivência quotidiana existente nas aldeias. Permite-nos, ainda, atravessar paisagens verdejantes, extensos bosques e paisagens de campos cultivados em volta do rio Cávado.
     Dentro das aldeias, o piso é, em geral, calcetado, mas ao longo do percurso de ligação entre aldeias o piso é de terra batida, e na sua maioria, por caminhos antigos de pastoreio. Muitos troços dos caminhos são murados, o que embeleza o percurso.
     O percurso pedestre situa-se parcialmente dentro dos limites do Parque Nacional da Peneda Gerês e permite uma aproximação directa ao território do Parque, conjugando a necessidade de protecção com o usufruto dos valores culturais e naturais.
     Este troço do vale do rio Cávado possui uma das maiores e mais bem conservadas manchas autóctones de carvalhal no nosso país incluindo várias espécies de árvores e arbustos, como o azevinho, o zangarinho, a lamagueira, o salgueiro e o vidoeiro. Outro tipo de paisagem que podemos aqui encontrar são os lameiros ou prados de lima, normalmente localizados em redor das pequenas aldeias e com uma grande diversidade de flores silvestres.
     Nesta área, e associado ao carvalhal e aos lameiros, encontra-se uma elevada diversidade de fauna, sendo este um dos poucos locais de ocorrência no nosso país de algumas espécies raras e ameaçadas. Para além de mamíferos raros como o corço, o gato bravo, o arminho, a lontra e a toupeira-de-água, vários répteis e anfíbios como a víbora-de-Seoane e a salamandra-lusitanica. De realçar o omnipresente rio Cávado, um dos mais bonitos e bem conservados rios de montanha do Noroeste de Portugal, onde ocorrem duas espécies de invertebrados muito raros em Portugal: o escaravelho-veado e o mexilhão-de-água-doce." in PR4 Trilho do Rio, folheto oficial.

     E como uma imagem vale mais do que mil palavras, pelo menos assim o dizem, segue-se a habitual reportagem fotográfica.
 
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     

6 comentários:

  1. Espetaculo mais uma vez parabens pela reportagem e pela dica desse trilho que não conhecia.
    Abraço
    Serafim (pisatrilhos)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Serafim,

      Este trilho é daqueles que justifica em pleno o esforço despendido para percorrer os seus 24 kms de extensão.
      E com o Outono aí a 'estalar' e aqueles bosques e carvalhais a transfigurarem-se... toca a calçar as botas! :)
      Abraço

      Eliminar
  2. Olá Alberto, trilho maravilhoso sim, para mim um dos PR mais bem conseguidos conforme descreveste só acrescentava a beleza dos relogios de Sol, pois muitos dos aldeãos mais antigos ainda se orientam por eles, é cultura, historia e beleza. Vale bem a pena

    Abraço

    Teixeira e Celita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amigos,
      Sim concordo convosco. Ali encontramos o país profundo. Por aquelas aldeias e por aqueles caminhos respira-se cultura, sabedoria, simplicidade e muita paz..

      Abraços.

      Eliminar
  3. Olá amigos,

    - Concordo plenamente com o meu caro amigo Alberto Pereira. Para mim o PR4 “Trilho do Rio” não só é o melhor PR dentro do território do PNPG, como também será provavelmente um dos melhores PR’s a nível nacional. Contudo, e apesar do traçado do percurso privilegiar os antigos caminhos rurais que ligam as diferentes aldeias localizadas nas verdejantes encostas do vale e tendo como pano de fundo um dos mais belos e bem preservados rios de montanha do norte de Portugal (Rio Cávado), a verdade é que há uma intricada rede de outros caminhos, menos conhecidos, mas igualmente belos: falo nomeadamente dos antigos caminhos de pastoreio que ligam as referidas aldeias às zonas de pasto localizadas nas terras altas do Barroso. O vale do Alto Cávado é, sem sombra de dúvida, e utilizando para o devido efeito uma expressão muito bem conseguida por parte do autor deste belo post, um «pujante» vale à espera de ser (re)descoberto!

    Um Abraço Montanheiro,
    Pedro Durães

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amigo Pedro,

      E já que falas em... outros caminhos, a minha próxima investida por aquelas bandas será para me perder pelos 'esquecidos' carreiros do vale do Rio Mau! ;)

      Grande abraço!

      Eliminar