domingo, 24 de fevereiro de 2013

Dos Cornos de Alturas à Armada - Uma jornada na Serra do Barroso


Extensão e Duração    -    18 Km - 5:30 Horas
Grau de Dificuldade    -    Moderado / Dificil
Localização    -    
Serra do Barroso
Ponto de Partida / Chegada    -     Alturas do Barroso - Boticas
Participantes    -     Alberto - Mónica - Miguel - Susana

 

     Há já alguns meses que existia uma enorme vontade de calcorrear esta serra: a Serra do Barroso! Esta é uma daquelas serras votadas ao esquecimento pela maioria do pessoal que gosta de caminhar em montanha. São muito raras as excepções e basta perder alguns minutos a pesquisar na internet para perceber-nos que é muito pouca e quase inexistente informação acerca de caminhadas por aqueles lados, e o mesmo se pode dizer em relação á existência de trilhos ou percursos sinalizados.
     Com o objectivo de concretizar essa vontade de lá 'pôr as botas', fomos estão até á aldeia serrana de Alturas do Barroso. Havia um alerta meteorológico de muito frio e quando lá chegamos nem queríamos acreditar: embora o sol teima-se em aparecer estava um frio de rachar acompanhado por um vento que por vezes era forte e 'cortava'. Havia gelo por todo o lado!
     Alturas é uma bela aldeia, num magnífico enquadramento e desde sempre defendida por dois guardiões de respeito: o Couto dos Corvos e o Couto do Sudro, que em conjunto formam os "Cornos do Barroso"!
     Rapidamente iniciamos a caminhada, com aquele frio não se conseguia estar parado, e deixando a aldeia partimos na direcção sudoeste através de um caminho rural que nos levaria a atravessar a Corga da Moura e onde junto da linha de água existe um velho moinho abandonado. Subimos então até atingir a Plaina da Piada. Neste planalto existe um belo bosque com várias espécies arbóreas e claro, a velha casa do guarda que como muitas outras em todo o nosso país se encontra em elevado estado de degradação. Que desperdício! Por estes lados também se podem observar várias espécies de aves, em especial as perdizes.
     Depois de atravessar a Corga da Fanteira iniciamos a subida que nos iria levar a um dos objectivos do dia: o Alto da Armada, ponto mais elevado da Serra do Barroso! Por esta altura o sol já escasseava, o frio fazia-se sentir com mais intensidade e quando estávamos prestes a chegar ao topo começou a nevar, se bem que por pouco tempo e com fraca intensidade.
     Quando chegamos á Armada, com os seus 1.279 metros de altitude, as minhas previsões confirmaram-se. A panorâmica a toda a nossa volta era fenomenal! Desde a Cabreira ao Alvão, do Gerês ao Larouco, o monte Farinha e a Sr.a da Graça no seu cimo, o Marão, a serra do Leiranco, a albufeira dos Pisões lá ao fundo, enfim, uma delicia!
     Se até aqui se tinha caminhado na vertente sul da serra, a partir daqui passamos a caminhar na vertente norte. Neste percurso, cem por cento idealizado por nós, agradava-me imenso o facto de ele se desenrolar nas duas encostas da serra o que permitiu de uma só assentada calcorrear grande parte da mesma.
     O caminho levou-nos a passar junto da aldeia de Telhado onde apanhamos um magnífico caminho rural que nos levou a passar por entre bucólicos campos de pastoreio onde belos exemplares bovinos pastavam. Foi aí onde encontramos o Sr. João Manuel, pastor, que por ali guardava a sua manada e que nos proporcionou uns agradáveis minutos de conversa, onde nos falou de como é a vida na serra e o quanto dura ela pode ser. Gentes valentes estas! Gentes que apesar das adversidades teimam em permanecer onde ninguém mais quer estar! Tiro-lhes o chapéu e faço-lhes uma vénia!
     Depois da pausa seguimos o caminho que nos levou a contornar o Couto do Castelo e a subir até "passar pelo meio dos Cornos do Barroso" onde férteis lameiros fazem as delícias dos animais que por lá pastoreiam.
     Faltava agora a "cereja no topo do bolo", a subida a um dos guardiões ou "cornos" se preferirem. Optamos por subir ao Couto do Sudro, por ser o mais alto (1229 m.). A subida foi dura mas como sempre acontece, depois de lá chegar temos a recompensa. Lá do alto o enorme "lago" dos Pisões domina por completo a paisagem. Um enorme espelho de água. Lá ao longe o Larouco, embrenhado em neblina, desafiava-nos para novas aventuras!
     Depois foi só descer e tomar o caminho até aldeia onde percorremos algumas ruas, sempre em busca de algo que nos surpreende-se ao virar da esquina por entre aqueles aglomerados de pedra.
     Foi longa esta jornada, o frio aumentou a sua dureza mas ficará no rol das inesquecíveis. A Serra do Barroso é uma serra bastante humanizada, sim é verdade. O homem amanhou-a, e é aí que se encontra muito do seu encanto. Pena é que mais caminheiros não a queiram descobrir! Eu aconselho vivamente!

       
   
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     

4 comentários:

  1. Olá pessoal,
    - Mais uma grande caminhada esta. Apesar de "amanhada" pelo homem, a serra do Barroso preserva ainda algumas joias de inegável valor, não apenas em termos naturais, como também paisagísticos. Como é maravilhoso (e duro) trepar a um dos "cornos" e contemplar aquela vista sobre o espelho de água dos Pisões e abarcar de uma só assentada toda a região do Barroso. As caminhadas por essas "serras votadas ao esquecimento" servirão, acima de tudo, para (re)lembrar que há mais montanha, para além do PNPG.
    Um Abraço Montanheiro,
    Pedro Durães

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Pedro,
      De facto atravessar todos aqueles carreiros rurais, subir á Armada e "trepar" um dos cornos foi espectacular. Espero sinceramente que mais caminheiros ousem visitar "esta e outras serras esquecidas", mas temo que toda aquela devoção em torno do PNPG continue a ofuscar e a adormecer a vontade de ir mais além!

      Abraço

      Eliminar
  2. Olá caminheiros
    É muito bom chegar ao final de um dia de trabalho e ler uma cronica destas sobre este trilho e ver estas fotos, abrem o apetite para o fim de semana que se aproxima.
    Pena que este trilho não seja marcado.
    Abraço e boas caminhadas
    Serafim

    ResponderEliminar
  3. Olá amigos

    Mais uma grande actividade, repleta de lindas paisagens e belas fotos.
    Obrigada pela partilha

    Abraço
    Mountain4ever

    ResponderEliminar