quinta-feira, 20 de junho de 2013



Extensão e Duração    -    6.5 Km - 1:45 Horas
Grau de Dificuldade    -    Fácil / Moderado
Localização    -    
Serra da Lousã
Ponto de Partida / Chegada    -     Pena, Góis
Altitude mínima    -    566 m.
Altitude máxima    -    862 m.
 
 
 
      Depois de uma espectacular viagem de carro desde o Talasnal, com passagem por aldeias, locais e paisagens mágicas tais como Vaqueirinho, Catarredor, Candal, Trevim (ponto mais alto da Lousã, com 1205 m.), Santo António da Neve (com os famosos antigos poços de neve), chegávamos ao nosso destino: a aldeia da Pena.
      Tínhamos em mente efectuar uma pequena caminhada que envolvesse uma subida aos Penedos de Góis. Optámos por fazer a ligação Pena > Povorais > Pena e rapidamente pusemos os pés ao caminho, através de um belo caminho que sobe de forma íngreme montanha acima. A panorâmica do alto sobre a aldeia é soberba, assim como a vista para o Trevim, a oeste. Vale bem o esforço da subida.
      No regresso houve ainda tempo para explorar um pouco o vale e o leito da Ribeira da Pena a jusante da ponte de acesso á aldeia. Muito verde, belas lagoas naturais e recantos idílicos foi quanto podemos observar.
      Depois lá conseguimos encontrar um (outro) espectacular caminho rural que nos ajudou a subir até á aldeia para uma breve mas interessante visita. A aldeia da Pena é sem dúvida uma das mais belas e bem recuperadas aldeias de xisto, muito acolhedora e com um enquadramento paisagístico brutal!
      Á saída, junto á ponte, cruzamo-nos com uma senhora, o único natural/residente que tivemos oportunidade de conhecer. “Vivemos aqui perdidos no meio de um buraco. O ribeiro é que dá alguma graça a isto!” disse ela.
      Eu diria antes que “vivem num pequeno pedaço do paraíso!”
 
 
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     

Sem comentários:

Enviar um comentário