terça-feira, 7 de abril de 2015

 
     Ao contrário do que normalmente faço, hoje não venho aqui "postar" a foto reportagem de uma qualquer caminhada.
     Sendo eu um eterno apaixonado pela Serra da Cabreira e, em especial, pelos seus frondosos e bucólicos bosques, que tantas vezes me fizeram e fazem sonhar, não podia deixar de DENUNCIAR aqui o que, estando já em curso, brevemente poderá vir a acontecer a esses mesmos bosques se nada for feito.
     Forças "ocultas" preparam um enorme e intensivo abate de árvores de grande porte nos magníficos bosques da Cabreira. Em grande número, na sua maioria grandes resinosas, as árvores "marcadas para morrer" estendem-se ao longo de uma enorme área situada nos limites fronteiriços de Vieira do Minho e Montalegre. A ser feito o abate todas as outras espécies de menor porte acabarão por desaparecer, vitimadas pelo tombar das "irmãs" maiores e pelo arrastar e passar de maquinaria pesada. Querem transformar a verde e pujante Cabreira em mais uma árida e pobre serra.
     Está na hora de algo ser feito e, no sentido de tentar reverter toda esta situação, foi criado no Facebook um grupo de "luta" onde todos se poderão juntar e dar o seu contributo. Trata-se do grupo "S.O.S. - Serra da Cabreira" e deixo aqui o link directo para poderem aceder:


     Faço aqui um APELO a todos vós para que ADIRAM ao grupo. Quantos mais formos a denunciar e a pedir explicações, mais consistência e probabilidade de sucesso terá a nossa iniciativa.
     Por lá encontrarão todas as indicações de como proceder para AJUDAR nesta luta. No caso de dúvidas ou de não serem utilizadores do Facebook e quererem igualmente participar na iniciativa, poderão sempre contactar-me pelo email indicado aqui no blog e darei todas as indicações.
     A Cabreira precisa da ajuda de todos nós! Quem conhece a Cabreira e, em especial os seus bosques, sabe do incalculável valor daqueles ecossistemas. Não restam dúvidas que estamos perante um brutal ataque contra uma das mais belas manchas florestais do nosso país.
     Deixo aqui mais uma vez o apelo para que adiram a este grupo e ajudem a travar este, ao que tudo indica, "CRIME AMBIENTAL"!
     A Serra da Cabreira agradece!
 
     
     
     

Sem comentários:

Enviar um comentário