sexta-feira, 21 de junho de 2013



Extensão e Duração    -    6.7 Km - 2:00 Horas
Grau de Dificuldade    -    Fácil
Localização    -    
Serra da Lousã
Ponto de Partida / Chegada    -     Fragas de S. Simão, Figueiró dos Vinhos
Altitude mínima    -    198 m.
Altitude máxima    -    303 m.
 
 
 
     Continuando o nosso périplo pelas Aldeias de Xisto da Serra da Lousã, neste dia optamos por explorar a parte da serra virada a sul, por terras de Penela, Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pêra.
     Um dos pontos a visitar seria as majestosas Fragas de S. Simão, perto de Casal de S. Simão. Se a disponibilidade de tempo o permitisse pretendíamos efectuar uma curta caminhada nessa zona, o que viria a acontecer. O trilho efectuado corresponde ao PR1 FVN Caminho do Xisto de Casal de S. Simão, e digo que acabou por ser bem mais interessante do que aquilo que esperávamos.
     O trilho desenvolve-se no verdejante vale da Ribeira de Alge a jusante das já referidas fragas. Partimos precisamente das fragas e seguimos até junto do lugar de Além da Ribeira continuando a partir daí sempre junto da margem esquerda da ribeira por velhos caminhos rurais e de pé posto, sempre com espectaculares vistas sobre o curso de água.
     Chegados á ponte do Brás Curado passamos para a outra margem, acompanhando agora a ribeira de Alge para montante, passando junto do lugar de Saonda. Mais á frente afastamo-nos um pouco da ribeira de Alge e subimos o vale da ribeira do Fato até encontrar os primeiros campos de cultivo de Casal de S. Simão.
     Quando se entra na aldeia fica-se maravilhado! Casal de S. Simão é sem duvida uma das mais belas e pitorescas aldeias de xisto e, ao contrário de outras, foi muito bem restaurada e revitalizada. Os meus parabéns a todos quantos estiveram envolvidos neste projecto.
     Deixando para trás Casal de S. Simão, descemos por entre um enorme sobreiral, localizado numa íngreme encosta, até chegar-mos junto das fragas de onde tínhamos partido duas horas antes.
     É um percurso bonito, sem grande dificuldade, muito arborizado e rico em flora típica de zonas ribeirinhas (com algumas manchas de carvalhos, castanheiros, pinheiros e sobreiros) o que faz com que seja igualmente agradável nos dias quentes de Verão.
     E depois ainda temos a refrescante praia fluvial mesmo juntos das imponentes e enormes fragas! Vale bem a pena!
     Ficam aqui alguns registos do dia.
 
 
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     

2 comentários:

  1. Olá amigos,

    - É com enorme prazer que tenho acompanhado esta vossa deambulação pela rota das aldeias do xisto. Sem dúvida alguma a região merece uma pausada e atenta visita. O meu agredecimento pelo vosso bom gosto.

    Um Abraço Montanheiro,
    Pedro Durães

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Pedro,

      Agradeço a tua simpatia.
      A serra da Lousã tem muito para oferecer e merece que lhe dispensemos um pouco do nosso tempo e atenção.
      É bastante arborizada e a próxima ver que lá for há-de ser num Outono qualquer. Aquelas encostas devem ficar... tu sabes!

      Até já!

      Abraço

      Eliminar